segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Olá a todos! Sejam bem-bindos! :)






Para quem me desconhece, sou o José Maria, um jovem portuense de 23 anos de idade e infelizmente, como maior parte dos jovens deste país, estou desempregado a cerca de 5 meses depois de me licenciar em Línguas, Literaturas e Culturas na FLUP. A culpa não é minha! É da crise! Está complicado arranjar emprego neste país mas é preciso é pensar positivo.
Positivo não tem sido nada o meu dia de hoje. Pelo contrário, hoje, eu estou sob a Lei de Murphy. De manhã, despedi-me de um amigo meu no aeroporto porque ele foi obrigado a emigrar para o Reino Unido. Já é o sétimo amigo que vejo a emigrar. É o país que temos! Não tem capacidade para absorver tantos jovens. Algumas empresas, ainda têm a lata de justificar o não com a desculpa do jovem ser inexperiente. Estas empresas já repararam se não apostarem nestes jovens, eles nunca ganharão experiência!?
Mas eu continuarei a lutar em Portugal! Emigrar não está nos meus planos. Eu todos os dias tenho um ritual. É o que me faz levantar da cama! E só por motivos de força maior, eu não pratico. Mal acordo, vou a Internet consultar as ofertas de emprego fresquinhas e depois, eu respondo por e-mail tudo que me interessa. A pescaria está péssima! Todos os dias encontro ofertas, mais ofertas e mais ofertas para a área comercial e cal center. Isto não me interessa! Depois, tomo o pequeno-almoço e de seguida volto ao computador para enviar candidaturas espontâneas por e-mail e imprimir mais um currículos Europass para enviar por correio. E de tarde, eu aguardo receber boas notícias por telemóvel ou por e-mail.
Voltando a minha segunda-feira negra, hoje de tarde, eu fui a mais um interrogatório de emprego. Ou se preferir, entrevista de emprego. Já são vários e até agora nada! Apesar da área comercial não estar nas minhas opções, eu aceitei responder a uma oferta porque era para vendedor de loja na fantástica Hyper Books num shopping aqui no Grande Porto. Os livros são a minha paixão! Mas este interrogatório foi mau de mais para ser verdade.
O recrutador parecia o Jack Torrance do “Shinning” de Stephen King e começou para lá fazer umas perguntas esquisitas. Não sei se era para ludibriar, como disse ontem o Victor Eras, porque pensado agora aquelas perguntas podem trazer água no bico. Ups! Por exemplo, se fosse um animal qual seria e eu respondi preguiça. Agora estou a ver a justificação! É porque gosto de dormir e sou peludo. Outra pergunta, foi se uma personagem qual seria e eu respondi que seria o Grilo Falante. Faz todo sentido! Sou uma pessoa bem-humorada e sábia ao nível de literatura. Durante este interrogatório, eu estava cheio de medo. Sou tímido e estava a mentir. Foi a primeira vez que retirei a minha licenciatura do currículo porque aquela oferta de emprego só pedia o 12º Ano.
Fogo! Cheira a queimado! Hoje, eu tenho que ficar por aqui. Deve ser o arroz que está a torrar. Porquê que meti-me a fazer o jantar!? Os meus pais não deviam ter ido às compras a esta hora. Iam depois de jantar!
Mas para finalizar por hoje, há alguém por ai que precise de um licenciado em Línguas, Literaturas e Culturas!? Ou então, alguém pode dar dicas para eu melhorar a minha procura de emprego!?

Abreijos,
José Maria

Sem comentários:

Enviar um comentário